domingo, 27 de dezembro de 2015

LEMBRANÇAS DA GENTE

POR:  JESSY ALMEIDA


                                                                                         (Imagem retirada da internet)

Tenho certeza que você vai lembrar de mim
Quando cair a fixa e você acordar
Vai sentir minha falta
Vai querer voltar

Vai lembrar do meu sorriso 
Vai querer o meu carinho
Vai sentir falta do meu jeito de falar: EU TE AMO
Vai chorar de madrugada
Vai querer me abraçar
E vai pedir a Deus baixinho que eu queira te encontrar

Vai olhar pela a janela
Vai vê o céu e lembrar
Lembrar que eu sempre te falava que quando sentisse minha falta
O céu ia nos aproximar

Vai lembrar todas promessas e todos planos
Que no tempo se perderam

E nesse momento vai pensar em me ligar
Mas vai ser tarde demais para isso tudo

Quando isso acontecer espero que lembre-se
Que sempre estive do seu lado
Que quando mais precisou fui eu quem te apoiou
Que te dei todo o meu amor

E se hoje dói em você a culpa não é minha
Foi você que fez tudo que podia

Para que eu desistisse
deveria está feliz, conseguiu o que queria.

sábado, 19 de dezembro de 2015

LEITURAS, RENOVAÇÃO E PRECONCEITO LITERÁRIO

POR CARLOS BELO
 
A leitura é sempre libertadora. Com essa máxima dou início a esta reflexão sobre a importância dos livros (e aqui especificamente os paradidáticos) na formação de cada indivíduo. Acredito que toda leitura é válida, toda leitura contribui com o crescimento de quem lê. Alguém conversando comigo disse, indiretamente, que eu precisava ler os clássicos, que esses livros da "nova safra de autores" são literaturas baratas. Isso me remete ao enorme preconceito que ainda paira sobre a comunidade acadêmica e também sobre os que tiveram uma formação voltada para a valorização do passado, colocando os clássicos em supremo pedestal. Não quero aqui tirar o valor das grandes obras que se consagraram na história. Sim, essas obras são fontes de riquezas e ainda hoje inspiram e emocionam pessoas no mundo todo. O que pretendo abordar aqui é a importância de se garimpar entre os novos escritos, buscar conhecer suas técnicas, deixar-se emocionar por eles, ler sem preconceito, permitir-se o novo, existe muita coisa boa, muito qualidade, muita renovação no modo de escrever, coisas que não podemos ignorar. Sou fascinado pelo novo, seja ele na Música, na pintura e sobretudo na literatura. E a literatura tem esse poder de transpassar no tempo, ligando pessoas épocas e estilos. Quem não se emocionou com "O menino do pijama listrado"? Quem não viajou até o Afeganistão com os meninos de "O caçador de pipas"? Quem não sentiu a dor e a beleza que é a vida e seus desfechos inesperados em "Quem é você, Alasca?"? Certamente quem não teve a coragem e o atrevimento de ler essas obras, quem pré-julgou esses trabalhos, menosprezando seus autores. Eu gosto dos clássicos, eu leio os monstros da literatura mundial, mas eu leio também cartas, bilhetes, entrelinhas e olhares.