terça-feira, 14 de março de 2017

CARTA SEM DESTINATÁRIO

Por: JESSY ALMEIDA


Li tua última mensagem com lágrimas nos olhos, no fundo ainda dói pensar em tudo que poderia ter sido e não foi.
De todas as dificuldades que já tive que enfrentar, seguir em frente é uma das maiores. Ter que abrir mão de lembranças boas, de risadas altas, de abraços sinceros, por ter simplesmente chegado a hora de seguir.
Lembro todas as noites que passei em claro a espera de notícias suas, notícias essas que nunca tive. Lembro de sentir medo, saudades, arrependimento, tudo misturado em uma conturbação de pensamentos.
Todos os dias digo a mim mesma que não é certo criar esperança em relação a algo que não tem mais concerto, porém sua última mensagem, que apesar de causar uma dor imensa, me trouxe um pouco esperança.
Nunca pensei que esperança fosse algo tão dolorido, sempre vi como algo bom, que torna a vida mais leve, porque o que seria de nós sem a famosa "esperança" ?
Porém percebo que esperar por algo que só acontece dentro de mim é uma tortura.
Pois é, lê aquela ultima mensagem abriu uma ferida que eu tinha a doce ilusão de está cicatrizada.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

PENSAMENTOS DE JANELA

POR CARLOS BELO
foto: Carlos Belo

Que a vida não é estática. Estático é o estado de não-vida, de ausência de humanidade. A vida é esse circo que fixa sua tenda por certo período, temporadas em uma estação. E vive-se, ou pelo menos deveria, no êxtase de aproveitar a brevidade de cada momento. Encontrei muita gente em meu caminho, e tudo que vivi até aqui são acúmulos de experiências, gente que armou sua tenda junto aos meus solos sagrados, gente que assim como eu estava a percorrer seus itinerários e cumprida a missão logo partiriam para terras ainda inexploradas. O circo apita, como trem em sinal de partida, fluidez. Leve sensação de dever cumprido. Experimentar as maravilhas de pertencer ao mundo, e não ser dono dele. Fluidez. Irmandade. Essa é a meta, desafio, necessidade nossa para traçarmos um caminho pessoal. Felicidade no processo de chegadas e partidas. Mas, assim como os artistas circenses, necessitamos de outros, compreendendo sempre que nessa vida os vínculos podem ser desfeitos e não poderemos impedir o fluir. Encontraremos, no entanto, ao menos uma alma amiga e irmã e a ela estaremos ligados mesmo que separados. Nosso riso poderá ser pausado, mas nada impedirá nossa alegria por termos alguém na vida.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

MENTIRAS QUE ME CONTARAM

Por: JESSY ALMEIDA


Um dia me falaram que eu era especial, eu tola acreditei que assim seria até o último dia, só Deus sabe o quão difícil foi para mim, quando percebi que não era bem assim.
Me fizeram acreditar que todo amor só é de fato amor se eu suportasse as dores que me causavam, as tristezas que me traziam, e, durante muito tempo aceitei as migalhas que me davam por achar que fazia parte do "amar".
Me convenceram que esconder meus sentimentos, pensamentos e decepções atrás de uma parede enorme de orgulho era sinônimo de amor próprio e que isso não me causaria danos psicológicos no futuro.
Aprendi que chorar é uma demonstração de fraqueza e que é super natural buscar aceitação das pessoas que nos cercam e não de nós mesmos.
Tudo que aprendi diziam-me ser para que eu me tornasse uma boa pessoa.
Assim eu cresci com um coração pesado, uma amargura na alma e com várias noites mal dormidas, acompanhadas de choro e vontade de desistir, mas o que poderia estar errado? Afinal fiz tudo que me ensinaram que era "certo".
Não sei o que houve ao certo, mas talvez quando percebi que para que haja uma boa quantidade de felicidade em nossas vidas é necessário estar rodeada de coisas que me trazem paz, pessoas que me fazem sorrir. Eu senti a necessidade de romper as correntes que me aprisionaram durante anos. Hoje mais do que nunca ando me sentindo bem, deixo entrar na minha vida tudo aquilo que é bom, sentimentos livres, calmaria, tentando a cada dia perder o medo de ser exatamente do jeitinho que sou, com o tempo a gente aprende o que é melhor para nós.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

"SÓ POR HOJE"

"Só por hoje vou me
lembrar que sou feliz"


-Renato Russo


Durante toda nossas vidas tentamos ser aquilo que não somos, tentamos nos encaixar no grupo de amigos, nos horários impostos, na sociedade.
Durante toda nossa vida nos cobramos, nos culpamos por coisas que deram errado, carregamos sofrimentos e frustações que vão destruindo um pouco de nós a cada dia. Esquecemos quem somos e a leveza que possuímos na alma.
Esquecemos de nos lembrar que viver vai muito além do que nos é cobrado, esquecemos de ser gratos as pessoas que amamos e que estão sempre ao nosso lado, esquecemos de sentir a natureza ao nosso redor e de refletir o quanto a vida é maravilhosa, esquecemos de rir com os amigos, de brincar e aprender com as crianças, e, na busca incessante pela a felicidade, acabámos nos perdendo no caminho.
Vivamos um dia de cada vez, só por hoje tente lembrar o que te faz feliz realmente.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

FIM DE CAPÍTULO




A vida se faz é caminhando, aprendendo, sorrindo, com o coração aberto ao novo e a vontade de tentar uma vez mais. Haverá sempre um dia difícil, pessoas difíceis, problemas demasiadamente complicados. Viver exige flexibilidade. Viver é movimento. Pessoas que chegam e outras que saem de nossa vida. Ideias que surgem, planos que fracassam. No inesperado é que a vida se faz, na bagunça de nossas memórias, nos afetos e perfumes que guardamos. Cada final de ano é isso, esse desejo de novos rumos, essa vontade que a sorte mude, que o amor chegue, que haja prosperidade, que venha a mudança. Gosto da cronologia por nos permitir essas pausas no correr da vida. E no trânsito de um ano para outro, nos dispomos a tentar novos caminhos, a fazer diferente, a sermos melhores. Precisamos sim vez ou outra fazer um pequeno momento de análise da pessoa que somos. Mas precisamos trabalhar para que os desejos de mudança se tornem ferramentas de uma vida. Tudo aqui é tão breve! E nos apegamos tanto a inutilidades. Perdemos tempo e energia com pessoas desnecessárias, alimentamos rancores, deixamos os sentimentos escondidos com medo de possíveis decepções, fingimos afetos, nos aproximamos de pessoas virtuais e esquecemos os que estão conosco todos os dias. Criamos para nós protótipos de alguém que gostaríamos que fossemos, enganamos a nós mesmos e assim a vida se passa. Desejo sabedoria para o novo ano, que não nos falte a sensibilidade para amar, compreender, perdoar, cuidar. Que possamos experimentar sempre mais a beleza das coisas simples e por vezes esquecidas. Até breve! 

CARLOS BELO

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

CUIDADOS

POR CARLOS BELO
"Doze Girassóis numa jarra" Van Gogh


Tenho aprendido a valorizar pessoas. Acredito que um dos maiores desafios da modernidade contemporânea é esse- manter as pessoas por perto, fazer um amigo se sentir seguro. Cuidar das pessoas com amor, não tratar as pessoas como objetos. Ninguém estará disponível para nós o tempo todo se não cuidamos, se não pedimos perdão, se não cedemos um pouco às vezes. Também não podemos esquecer de que nossa vida é efêmera, não posso perder meus dias alimentando ódios ou desamores. É sabedoria deixar ir quem precisa ir. Dizer o quanto cada um que tem um pedaço de nosso coração é importante para nós. Ter laços, afetos, ter quem abraçar. Quantos amigos e amores a gente não perde por egoísmo? Somos ensinados a mentir o tempo todo, fingir que estamos bem. Teoricamente ninguém está disposto a ouvir nossos lamentos. Mas existem, sim, pessoas disponíveis. Passei por muita coisa na vida, ainda vou passar outras tantas, eu sei. Mas não houve amor em vão, todo bem que ofereço ao outro, por menor que seja, é também a mim ofertado. Cultivo meu jardim. Tem dias que  sinto o vento favorável e me lanço ao mar, outrora preciso de abrigos, silêncios, compreensão. Mas tenho aprendido a ter mais cuidado com as pessoas, ter mais cuidado comigo. Pois quando chegar o grande e definitivo hiato precisamos ter vivido. Então precisamos Viver!

terça-feira, 29 de novembro de 2016

INQUISIÇÃO PARTICULAR

POR CARLOS BELO
Foto: Carlos Belo


Quero o fogo. Doce, forte, inconstante fogo, que venha  transformar tudo que precisa de novidades em mim. Ando carecido de mudanças. Primeiro mandarei ao tribunal de minha Santa Inquisição todas as prateleiras de sonhos engavetados, sim queimarei todos. Cansei de guardar projetos inacabados, desejos que já não fazem parte de meus planos. Quero rotas inexploradas, novos destinos, quero espaço na minha estante. ESPAÇO!
Deitarei ao fogo cada carta escrita para tanta gente, mas que na verdade destinavam-se a mim, disse tudo que precisava, fiz letras caprichadas, dentro do possível, dobrei, pus em algum livro e deixei ali.  Ofereço ao fogo ,amigo que tudo compreende, todas essas palavras que um dia não suportei em mim.
As viagens falhas e os vinhos não bebidos, os beijos que esperei, as ausências tuas, minhas, nossas fugas e prisões. Juntarei olhares, perfumes, cada prece por voltas ou idas, juntarei teus medos, meus medos, nossas aflições desnecessárias. Tudo ao fogo!
Mas não pense que me rebelei, que agora virei algum louco desesperado, ou melhor, foi isso mesmo que fiz, é assim que me sinto agora. Acho que a loucura tem esse poder libertador, que assusta e eleva a nossa alma. Estou Louco, mas não sou louco. Logo passará. É que o fogo tem esse poder de apurar as coisas, de fazê-las novas, melhores, mais bonitas. Só queria te falar isso. Quero o poder divino de sempre reinventar a força para continuar tentando ser.