terça-feira, 29 de novembro de 2016

INQUISIÇÃO PARTICULAR

POR CARLOS BELO
Foto: Carlos Belo


Quero o fogo. Doce, forte, inconstante fogo, que venha  transformar tudo que precisa de novidades em mim. Ando carecido de mudanças. Primeiro mandarei ao tribunal de minha Santa Inquisição todas as prateleiras de sonhos engavetados, sim queimarei todos. Cansei de guardar projetos inacabados, desejos que já não fazem parte de meus planos. Quero rotas inexploradas, novos destinos, quero espaço na minha estante. ESPAÇO!
Deitarei ao fogo cada carta escrita para tanta gente, mas que na verdade destinavam-se a mim, disse tudo que precisava, fiz letras caprichadas, dentro do possível, dobrei, pus em algum livro e deixei ali.  Ofereço ao fogo ,amigo que tudo compreende, todas essas palavras que um dia não suportei em mim.
As viagens falhas e os vinhos não bebidos, os beijos que esperei, as ausências tuas, minhas, nossas fugas e prisões. Juntarei olhares, perfumes, cada prece por voltas ou idas, juntarei teus medos, meus medos, nossas aflições desnecessárias. Tudo ao fogo!
Mas não pense que me rebelei, que agora virei algum louco desesperado, ou melhor, foi isso mesmo que fiz, é assim que me sinto agora. Acho que a loucura tem esse poder libertador, que assusta e eleva a nossa alma. Estou Louco, mas não sou louco. Logo passará. É que o fogo tem esse poder de apurar as coisas, de fazê-las novas, melhores, mais bonitas. Só queria te falar isso. Quero o poder divino de sempre reinventar a força para continuar tentando ser.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

POEMINHA DA SEPARAÇÃO

Por: JESSY ALMEIDA


Queria te pedir perdão
Por todas as vezes que errei contigo
Hoje mais que nunca eu vejo
Que você foi o meu abrigo.

Sei que agora é tarde
E o amor que sentia se desfez
E o que antes era certeza
Hoje não chega a ser nem talvez.


Não há nada que eu possa falar
Que desfaça os erros do passado
Mais mesmo que não acredite
Sempre quis tu do meu lado.


Sei que a distância dói
Mas seguirei o  meu caminho
Deixo tu livre pra partir
E ir pousar em outro ninho.

sábado, 12 de novembro de 2016

A ARTE DE SER AMOR

POR CARLOS BELO


Foto: Carlos Belo

Comecei esperando muito de muita gente. Criei expectativas, construindo castelos, mergulhando em ilusões e fantasias que somente pertenciam a mim. Esse geralmente é um dos erros mais comuns e o maior responsável por tantas lágrimas e angústias. As pessoas tem suas vidas ( que são muito diferentes da nossa), cada um vive em comunhão com suas raízes, essências, cada um de nós tem muito, muito mistério e segredos que ninguém de fato conhece, e só mostramos ao mundo uma faceta de nossos tantos EUS. Daí lidar com o outro é sempre um caminho novo a cada dia, não se iluda acreditando que conhece muitíssimo uma pessoa, obviamente que existem pessoas com as quais criamos uma relação íntima, espiritual, que nos permite adentrar em suas complexidades, são "Divergentes", incomuns, mas no geral a vida social não passa de relações diplomáticas onde estamos sempre fazendo sala para visitantes. Todos procurando esconder seus infinitos, todos se iludindo com a sala de visitas alheia. Talvez essa seja a grande chave explicativa para nossos desamores,  não queremos mostrar fragilidade para ninguém, carecemos de grandeza, sucesso, reconhecimento, andamos de egos inflados esperando muito de todos e nada fazendo por nós mesmos. Sigmund Freud já nos alerta: "Olhe para dentro, para as suas profundezas, aprenda primeiro a se conhecer." Quando me deparei com essa máxima, entrei em uma pequena epifania. Como compreender o outro se não me compreendo? As expectativas que criamos, o choque com a realidade, tudo isso nos desmonta porque estamos desestruturados por dentro, falta amor, aquele amor para dentro que já falei outras vezes. Precisamos aprender a valorizar o frágil, delicado, sutil e fulgaz que existe em nós e no outro. É tudo muito simples, e por ser simples nos cega. Saber amor é mais importante que saber amar. Compreendendo o que é o amor, seu caminho certamente o levará ao encontro de alguém muito especial: você mesmo. Depois disso aprenderá a amar o outro de verdade, não por carência de coisas que só nós mesmos podemos nos proporcionar. Eu estou tentando. E você?

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

QUEM ESTARÁ CUIDANDO DE MIM?

Por: JESSY ALMEIDA


Eu que já passei noites sem dormir preocupada com o rumo que ia tomar na vida
Eu que já sai de casa na chuva, reclamando do frio e da lama na roupa
Eu que muitas vezes sou tão egoísta a ponto de esquecer a dor do outro e pensar apenas em mim
Eu que trago cicatrizes deixadas pela a vida
Eu que tento amar a vida em todas as formas que ela possui
Hoje me flagrei pensando: "em quem estaria cuidando de mim?"
Muitas pessoas tem uma resposta pronta para essa pergunta.
Já eu, não sei se é homem, se é mulher, se é criança, ou até mesmo um outro ser vivente.
Está no ar que respiro, no sol que ilumina o dia, na água, na terra, em tudo que me cerca.
No meio desse mundo enorme, com milhões de pessoas, eu que sou tão pequenininha, quase insignificante, me sinto tão gigante quando me dou conta dessa proteção.
Seja você quem for, seja qual for o nome que possuís, sou grata.
Não preciso temer, so amar, amar a vida, amar a tudo, pois sei que assim estarei retribuindo-lhe todo amor que me dás.
Hoje quando acordei percebi que tem alguém cuidando de mim e agora meu coração está em paz.