segunda-feira, 29 de agosto de 2016

SEGUNDAS E RECOMEÇOS



POR CARLOS BELO


FOTO: CARLOS BELO




Recomeçar é necessário, mesmo quando as coisas não são tão simples, mesmo quando nossa vontade é parar no tempo. Mas não podemos nos permitir esse luxo ainda. O tempo é precioso, e cada dia que a nós e dado deve ser motivo de seguir, caminhar, fazer travessias.
Finais de semana que acabam, festas que chegam ao fim, pessoas que precisamos deixar, pessoas que nos deixam. Mudam-se os planos, as oportunidades muitas vezes passam, e nós precisamos do gingado de um bailarino para não perder o ritmo da dança que é viver. E precisamos viver com alegria, dançar com fé, caminhar plantando harmonia entre tantos que vivem em busca da paz mas
que não sabem ainda como encontrá-la.
Recomeçar. Semanas, planos, histórias; plantar e cultivar amor. A vida é isso, feita pra gente    que  se arrisca, que não teme as possíveis quedas dos que aprendem novos passos neste baile de ritmos infinitos. 

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

365 Dias

Por: JESSY ALMEIDA


Um ano, milhares de acontecimentos.
Quem nunca se deparou analisando as mudanças que aconteceram na vida com o decorrer do tempo?
365 dias são o bastante para fazer qualquer pessoa mudar, perder a fé ou até mesmo encontrar o rumo que estava faltando na vida.
Em 365 dias tive meu coração partido incontáveis vezes. Dei risadas sinceras, mas também segurei o choro mais do que deveria. Quebrei regras, saí da linha, fiquei bêbada, dancei. Fiz novos amigos e também perdi alguns. Perdi a esperança na humanidade algumas vezes e fui dormir chorando com medo do futuro. Conheci pessoas de alma linda e coração bom, pessoas que valem a pena serem lembradas, mas também conheci pessoas que é melhor deixar para lá.
365 dias, um ano, várias histórias.
Pessoas partindo, várias outras chegando, vários aniversários de mais um ano de vida e outros de mais um ano de morte.
365 dias fui feliz, fui triste,amei, vivi e quis morrer algumas vezes, lutei, desisti.
Um ano não resume toda nossa vida, não é possível viver tudo que temos para viver, mas vivemos coisas que valem a pena serem lembradas.
Aprendi coisas, mudei, evoluiu, posso dizer que estou grata por esses 365 dias.

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

CARTA PRA VIDA PASSAR SORRINDO

POR CARLOS BELO


Somos pequenos fragmentos de um tempo que corre. O tempo. Esse precioso e fantástico tempo que a nós é dado, e no qual nossa vida se faz. Habitamos no tempo, somos tomados por ele, é nele que dores, amores, entradas e despedidas dolorosas ou não acontecem. Haverá um Tempo para cada coisa debaixo do sol, diz o texto sagrado. Tempo de chegadas e despedidas, diz a canção. Tudo é parte de um único trem, que segue, segue e nos proporciona o viver.
O sabor da fruta mordida, o sol que nos orienta, a flor de esperar dias melhores, mas também de fazer nossos dias melhores, tomar parte, assumir riscos, desconstruir e recomeçar todas e quantas vezes precisarmos. "Escreva uma carta ao remetente", fala outra canção. Um convite ao interior de nosso ser. Loucura essa minha de procurar caminhos pra dentro, mas creio nesse processo, acho que as demoras do lado de dentro permitem demoras do lado de fora. E assim vamos, nessa jornada introspecta e louca, própria de quem pretende ser amigo do tempo e aos poucos saborear a delícia de estar vivo.
Muita gente passa por nós, poucos tem acesso aos nossos pequenos riscos íntimos, muita gente olha a capa, pouca gente se atreve ao encontro, ao abraço, ao ficar. Nós somos fragmentos do eterno, acredito nisso, me apodero dessa eternidade no meu cotidiano muitas vezes monótono, muitas vezes comum. Me apodero do eterno quando paro para ouvir Bethânia cantar Motriz, quando resolvo sair para tomar alguma Beats, me apodero do eterno quando ofereço o perdão ao outro e a mim, quando me disponho a mudar, quando assumo meus erros, quando fotografo uma flor ou um passarinho. O eterno passa por mim quando abraço algum amigo demoradamente, quando leio Clarice, quando sozinho me ponho a rezar. Eu risco minhas agendas com letras miúdas e desconexas, da janela do ônibus a vida passa, e eu também, mas sei que não passo por passar, passo devagar, passo feito passarinho, leve e com desejos de um dia ser ninho ou do ninho voar.

COM AFETO, AOS AMIGOS E LEITORES DO ARTESCREVI, NESTA DATA LINDA DE NOSSO PRIMEIRO ANO.

GARANHUNS, 22 DE AGOSTO DE 2016

P.S.: PARA JESSY, COM CARINHO, OBRIGADO POR ACREDITAR NA GENTE.

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

CUIDE-SE BEM, MEU BEM

POR CARLOS BELO

FOTO: CARLOS BELO

Tome cuidado com as sementes que anda plantando em sua alma. A vida é curta demais para plantarmos espinhos, desamores e tristezas doentias. Cultive afeto, primeiro por você mesmo, e depois ofereça flores ao mundo. Muita gente anda de cara amarrada, muita gente mergulha em seus vales sombrios e não compreende que tudo nesta vida é efêmero: situações, coisas, pessoas, dias. Estamos em movimento, progressão. Nada é estático, nem as situações boas nem as ruins. As pessoas amadas partirão, as que nos prejudicam também, e depois chegará a nossa vez de partir. Por isso tome cuidado, plante afetos, tranquilize seus passos, aceite que todos somos falhos e ao mesmo tempo perfeitos, somos pares, mas ímpares, luz e sombras, frio e calor. Na dosagem certa das coisas saberemos aproveitar os dias que a nós são concedidos, sem rancores desnecessários, sem o veneno do mundo, respeitando a diversidade que carregamos em nossa essência, caminhemos leves sob o céu que nos ampara.