A vida se faz é caminhando, aprendendo, sorrindo, com o coração aberto ao novo e a vontade de tentar uma vez mais. Haverá sempre um dia difícil, pessoas difíceis, problemas demasiadamente complicados. Viver exige flexibilidade. Viver é movimento. Pessoas que chegam e outras que saem de nossa vida. Ideias que surgem, planos que fracassam. No inesperado é que a vida se faz, na bagunça de nossas memórias, nos afetos e perfumes que guardamos. Cada final de ano é isso, esse desejo de novos rumos, essa vontade que a sorte mude, que o amor chegue, que haja prosperidade, que venha a mudança. Gosto da cronologia por nos permitir essas pausas no correr da vida. E no trânsito de um ano para outro, nos dispomos a tentar novos caminhos, a fazer diferente, a sermos melhores. Precisamos sim vez ou outra fazer um pequeno momento de análise da pessoa que somos. Mas precisamos trabalhar para que os desejos de mudança se tornem ferramentas de uma vida. Tudo aqui é tão breve! E nos apegamos tanto a inutilidades. Perdemos tempo e energia com pessoas desnecessárias, alimentamos rancores, deixamos os sentimentos escondidos com medo de possíveis decepções, fingimos afetos, nos aproximamos de pessoas virtuais e esquecemos os que estão conosco todos os dias. Criamos para nós protótipos de alguém que gostaríamos que fossemos, enganamos a nós mesmos e assim a vida se passa. Desejo sabedoria para o novo ano, que não nos falte a sensibilidade para amar, compreender, perdoar, cuidar. Que possamos experimentar sempre mais a beleza das coisas simples e por vezes esquecidas. Até breve!
CARLOS BELO

Nenhum comentário:
Postar um comentário