sexta-feira, 28 de agosto de 2015

DANÇANDO CONTRA OS PADRÕES

Por Jessy Almeida


Vamos falar de música! E para iniciar, falaremos de um dos grandes Hinos do Movimento Feminista: Pagu, composta pela cantora Rita Lee. O nome da canção é uma homenagem a Patrícia Rehder Galvão, mais conhecida como Pagu. Para quem não sabe, Pagu foi escritora, poeta, diretora de teatro, tradutora, desenhista, jornalista e militante politica. Nascida em 1910, Pagu foi a primeira mulher presa no Brasil por motivações políticas, seu comportamento não era compatível com a época em que viveu. Fumar nas ruas, usar blusas transparentes, cabelos curtos, falar palavrão, tudo isso estava na lista comportamental de Pagu, que contrariava os padrões.

A música de Rita não homenageia apenas Pagu, mas todas as mulheres que lutaram por vez e voz na sociedade, pelas mulheres que ainda lutam, pelas mulheres queimadas em fogueiras e até pelas donas de casa que, no cuidado com suas famílias, muitas vezes se tornam invisíveis. Pagu (Música) critica alguns padrões impostos pela sociedade, o culto ao corpo perfeito, Pagu defende o poder feminino, dando ênfase, sobretudo a força que vai muito além de músculos e padrões estabelecidos.

OUÇA A MÚSICA:
https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=dbFjQl-8B0A

Nenhum comentário: