AOS PEQUENOS DO MUNDO
POR CARLOS BELO
![]() |
REUTERS/Nilufer Demir
|
Dorme menino,
Descansa,
Viaja.
Vai para onde os teus sonhos permitem, vai buscar tua paz.
Os cruéis estão ocupados demais para olharam pra ti
Os cruéis procuram o poder.
Viaja menino,
Dorme,
Descansa.
Vai tranquilo, vai sereno, vai enquanto os cruéis não podem
te deter.
Levas contigo um pouquinho de mim, levas tantos outros
pequenos
Que descansam serenos também, esquecidos, sofridos, meninos.
Que estejamos atentos aos meninos que padecem todos os dias
ao nosso redor, meninos que tem suas famílias destruídas, sonhos podados,
infâncias abreviadas. A Síria também é aqui. A criança debruçada sobre
infinitos grãos de areia. A criança debruçada sobre o mar. Cada pequeno grão de areia
tem o papel de representar tantos outros meninos e meninas, homens e mulheres
que tiveram suas vidas roubadas pela crueldade humana. Um oceano de dor e
sofrimento, mas também um oceano de calmaria final, passagem, fuga.
O mundo carece de gente com olhos atentos, gente que possa
estender as mãos para aqueles que precisam de ajuda, gente que se dedique a
viver o amor. Que os menores gestos, as mínimas mudanças, as insignificantes
ajudas possam ganhar poder e que possamos cuidar de nossos pequenos. Nossos no
sentido amplo da palavra, não apenas dos familiares e amigos, nossos porque
somos todos um. Pequenos não apenas no sentido de crianças, mas pequenos do
mundo, esquecidos, marginalizados, descreditados.

Um comentário:
A situação é caótica, assustadora até, eu diria. Quantas pessoas já perderam a vida,ou entes queridos, por causa dessa guerra insana? De quantos jovens e crianças é roubada a liberdade e mesmo a esperança? Quantos vivem hoje essa ralidade em meio ao terror e a insegurança? Sim, e as nossas crianças, aqui no Brasil e no mundo, tratadas com tanto descaso, injustiças e mal exemplos? Que o mundo tome consciência disso tudo, e que àqueles que detém o poder possam dar o pontapé inicial para uma verdadeira mudança, tanto na Síria quanto aqui entre nós.
Belo trabalho, jovens! Continuem,por esta janela, gritando pela paz e pela justiça.
Grande abraço
Socorro Melo
Postar um comentário