POR CARLOS BELO
O assunto de nosso papo de hoje é Juventude e vida cristã,
convidado mais que especial, o amigo Alison Rodrigues (Católico, 20 anos,
Paróquia Nossa Senhora da Escada, Escada-PE), em uma conversa via whastApp onde
ficamos discutindo a importância de Igreja, falou da prática religiosa para a
formação de juventude, das mudanças que aconteceram em sua vida, das pessoas
que fizeram a diferença e deixaram marcas em seu coração. Alison conseguiu me
emocionar com os relatos de um menino que não teve lá tantos incentivos para
escrever sua história nos caminhos da vida cristã, mas que se encontrou,
descobriu no movimento Encontro de Jovens com Cristo um modo de viver no mundo
sendo luz e sal, viver com propósito e com alegria própria daqueles que vivem
em Deus.
ARTESCREVI: Pra você qual a importância da religião e da
prática religiosa para a formação humana?
Alison: Até o ano passado eu era praticamente agnóstico, não
frequentava a Igreja, só ia na Igreja uma vez no ano, depois fui conhecendo
pessoas que me incentivaram a participar da igreja.... Pra mim tá na Igreja era
uma coisa chata. Aí fiz novos amigos, fiz EJC, e hoje vejo que a Igreja ajuda
na formação cidadã de cada um de nós. Hoje eu tenho orgulho de ser católico,
tenho orgulho do que minha Igreja prega.
ARTESCREVI: E como você tomou conhecimento do EJC (Encontro
de Jovens com Cristo)?
Alison: EJC eu conheci através de umas amigas, fui muito
incentivado por elas, uma delas foi Rafaela, que pra mim foi um dos maiores
motivos pra fazer o EJC, ela infelizmente faleceu, vítima de um acidente de
moto, ela sempre me chamou pra fazer.... Então tomei a decisão de fazer EJC,
por ela, e por mim. Cada pessoa que faz
EJC passa por uma experiência inesquecível! Muitas pessoas falam que EJC é só
três dias, mas pra mim EJC é todo dia, eu levo o movimento dentro de mim. Eu
que não frequentava a Igreja, via o santíssimo e não entendia, não sentia
nada... já fez um ano que fiz EJC, e hoje ainda sinto a mesma emoção daqueles
três dias.
ARTESCREVI: Pra o Alisson de hoje, qual é a Igreja que o
jovem precisa?
Alison: Na verdade, o que os jovens precisam é de Deus
dentro do coração. Vejo muitos jovens dentro da Igreja mas que não carregam a Igreja
dentro deles. O jovem precisa sim, estar
dentro da Igreja! Acho que temos que fazer as coisas pela Igreja e para as
pessoas que mais precisam, nossa Igreja católica visa muito a caridade e a
maior parte das pessoas esquece isso, o mundo tá cada vez mais egoísta. Falo
novamente do EJC que tem esse lado voltado para o cuidado com o próximo, ações
de caridade, doações de alimentos e brinquedos, visitas a hospitais...
ARTESCREVI: Alguma música cristã? Indica?
Alison: Tem muitas, mas acho que “Colisão- Anderson Freire”
é a música que define um jovem cristão.
ARTESCREVI: E devoção especial por algum santo, você tem?
Alison: Santa Maria, mãe de Deus. Eu acho isso muito bonito, é
ela, Maria. E tem também santa Teresinha.
“ O papa Francisco...
...Exemplo a ser seguido. Humildade contagiante. Simplicidade.”
Alison em três palavras: AMIGO - ALEGRE - PRESTATIVO
Palavra:
“vós sois o sal da terra e a Luz do mundo.”
(Mateus, 5-13)
"Precisamos testemunhar através de nossas obras!"
"A oração é uma conversa íntima e mais próxima com Deus..."



Nenhum comentário:
Postar um comentário