sábado, 17 de outubro de 2015

JUVENTUDE, SAL, LUZ E ALEGRIA



 POR CARLOS BELO
O assunto de nosso papo de hoje é Juventude e vida cristã, convidado mais que especial, o amigo Alison Rodrigues (Católico, 20 anos, Paróquia Nossa Senhora da Escada, Escada-PE), em uma conversa via whastApp onde ficamos discutindo a importância de Igreja, falou da prática religiosa para a formação de juventude, das mudanças que aconteceram em sua vida, das pessoas que fizeram a diferença e deixaram marcas em seu coração. Alison conseguiu me emocionar com os relatos de um menino que não teve lá tantos incentivos para escrever sua história nos caminhos da vida cristã, mas que se encontrou, descobriu no movimento Encontro de Jovens com Cristo um modo de viver no mundo sendo luz e sal, viver com propósito e com alegria própria daqueles que vivem em Deus.


ARTESCREVI: Pra você qual a importância da religião e da prática religiosa para a formação humana?

Alison: Até o ano passado eu era praticamente agnóstico, não frequentava a Igreja, só ia na Igreja uma vez no ano, depois fui conhecendo pessoas que me incentivaram a participar da igreja.... Pra mim tá na Igreja era uma coisa chata. Aí fiz novos amigos, fiz EJC, e hoje vejo que a Igreja ajuda na formação cidadã de cada um de nós. Hoje eu tenho orgulho de ser católico, tenho orgulho do que minha Igreja prega.


ARTESCREVI: E como você tomou conhecimento do EJC (Encontro de Jovens com Cristo)?

Alison: EJC eu conheci através de umas amigas, fui muito incentivado por elas, uma delas foi Rafaela, que pra mim foi um dos maiores motivos pra fazer o EJC, ela infelizmente faleceu, vítima de um acidente de moto, ela sempre me chamou pra fazer.... Então tomei a decisão de fazer EJC, por ela, e por mim.  Cada pessoa que faz EJC passa por uma experiência inesquecível! Muitas pessoas falam que EJC é só três dias, mas pra mim EJC é todo dia, eu levo o movimento dentro de mim. Eu que não frequentava a Igreja, via o santíssimo e não entendia, não sentia nada... já fez um ano que fiz EJC, e hoje ainda sinto a mesma emoção daqueles três dias.
 
Imagem cedida por Alison.

ARTESCREVI: Pra o Alisson de hoje, qual é a Igreja que o jovem precisa?

Alison: Na verdade, o que os jovens precisam é de Deus dentro do coração. Vejo muitos jovens dentro da Igreja mas que não carregam a Igreja dentro deles.  O jovem precisa sim, estar dentro da Igreja! Acho que temos que fazer as coisas pela Igreja e para as pessoas que mais precisam, nossa Igreja católica visa muito a caridade e a maior parte das pessoas esquece isso, o mundo tá cada vez mais egoísta. Falo novamente do EJC que tem esse lado voltado para o cuidado com o próximo, ações de caridade, doações de alimentos e brinquedos, visitas a hospitais...


ARTESCREVI: Alguma música cristã? Indica?

Alison: Tem muitas, mas acho que “Colisão- Anderson Freire” é a música que define um jovem cristão.


ARTESCREVI: E devoção especial por algum santo, você tem?

Alison: Santa Maria, mãe de Deus. Eu acho isso muito bonito, é ela, Maria. E tem também santa Teresinha. 
 
Imagem cedida por Alison




“ O papa Francisco...

...Exemplo a ser seguido. Humildade contagiante. Simplicidade.”


 Alison em três palavras:  AMIGO - ALEGRE - PRESTATIVO


Palavra:




“vós sois o sal da terra e a Luz do mundo.”
(Mateus, 5-13)
 
Imagem cedida por Alison
"Precisamos testemunhar através de nossas obras!"
"A oração é uma conversa íntima e mais próxima com Deus..."




Nenhum comentário: