![]() |
| Foto: Carlos Belo |
Comecei esperando muito de muita gente. Criei expectativas, construindo castelos, mergulhando em ilusões e fantasias que somente pertenciam a mim. Esse geralmente é um dos erros mais comuns e o maior responsável por tantas lágrimas e angústias. As pessoas tem suas vidas ( que são muito diferentes da nossa), cada um vive em comunhão com suas raízes, essências, cada um de nós tem muito, muito mistério e segredos que ninguém de fato conhece, e só mostramos ao mundo uma faceta de nossos tantos EUS. Daí lidar com o outro é sempre um caminho novo a cada dia, não se iluda acreditando que conhece muitíssimo uma pessoa, obviamente que existem pessoas com as quais criamos uma relação íntima, espiritual, que nos permite adentrar em suas complexidades, são "Divergentes", incomuns, mas no geral a vida social não passa de relações diplomáticas onde estamos sempre fazendo sala para visitantes. Todos procurando esconder seus infinitos, todos se iludindo com a sala de visitas alheia. Talvez essa seja a grande chave explicativa para nossos desamores, não queremos mostrar fragilidade para ninguém, carecemos de grandeza, sucesso, reconhecimento, andamos de egos inflados esperando muito de todos e nada fazendo por nós mesmos. Sigmund Freud já nos alerta: "Olhe para dentro, para as suas profundezas, aprenda primeiro a se conhecer." Quando me deparei com essa máxima, entrei em uma pequena epifania. Como compreender o outro se não me compreendo? As expectativas que criamos, o choque com a realidade, tudo isso nos desmonta porque estamos desestruturados por dentro, falta amor, aquele amor para dentro que já falei outras vezes. Precisamos aprender a valorizar o frágil, delicado, sutil e fulgaz que existe em nós e no outro. É tudo muito simples, e por ser simples nos cega. Saber amor é mais importante que saber amar. Compreendendo o que é o amor, seu caminho certamente o levará ao encontro de alguém muito especial: você mesmo. Depois disso aprenderá a amar o outro de verdade, não por carência de coisas que só nós mesmos podemos nos proporcionar. Eu estou tentando. E você?

3 comentários:
Admirável reflexão, meu amigo. Texto instigante, gostoso de ler. Você sabe brincar com as palavras. Parabéns! Este tem sido o meu exercício, tentar me conhecer, aprender sobre o amor, para aprender a amar.
Esse jogo de palavras é sua especialidade, vai tecendo o texto capaz de desfazer dentro do leitor os mistérios, as barreiras, os medos, que impedem de nos conhecermos, a nós e aos outros.
Obrigado pelo carinho, gente. grato pela visita!
Postar um comentário