segunda-feira, 22 de agosto de 2016

CARTA PRA VIDA PASSAR SORRINDO

POR CARLOS BELO


Somos pequenos fragmentos de um tempo que corre. O tempo. Esse precioso e fantástico tempo que a nós é dado, e no qual nossa vida se faz. Habitamos no tempo, somos tomados por ele, é nele que dores, amores, entradas e despedidas dolorosas ou não acontecem. Haverá um Tempo para cada coisa debaixo do sol, diz o texto sagrado. Tempo de chegadas e despedidas, diz a canção. Tudo é parte de um único trem, que segue, segue e nos proporciona o viver.
O sabor da fruta mordida, o sol que nos orienta, a flor de esperar dias melhores, mas também de fazer nossos dias melhores, tomar parte, assumir riscos, desconstruir e recomeçar todas e quantas vezes precisarmos. "Escreva uma carta ao remetente", fala outra canção. Um convite ao interior de nosso ser. Loucura essa minha de procurar caminhos pra dentro, mas creio nesse processo, acho que as demoras do lado de dentro permitem demoras do lado de fora. E assim vamos, nessa jornada introspecta e louca, própria de quem pretende ser amigo do tempo e aos poucos saborear a delícia de estar vivo.
Muita gente passa por nós, poucos tem acesso aos nossos pequenos riscos íntimos, muita gente olha a capa, pouca gente se atreve ao encontro, ao abraço, ao ficar. Nós somos fragmentos do eterno, acredito nisso, me apodero dessa eternidade no meu cotidiano muitas vezes monótono, muitas vezes comum. Me apodero do eterno quando paro para ouvir Bethânia cantar Motriz, quando resolvo sair para tomar alguma Beats, me apodero do eterno quando ofereço o perdão ao outro e a mim, quando me disponho a mudar, quando assumo meus erros, quando fotografo uma flor ou um passarinho. O eterno passa por mim quando abraço algum amigo demoradamente, quando leio Clarice, quando sozinho me ponho a rezar. Eu risco minhas agendas com letras miúdas e desconexas, da janela do ônibus a vida passa, e eu também, mas sei que não passo por passar, passo devagar, passo feito passarinho, leve e com desejos de um dia ser ninho ou do ninho voar.

COM AFETO, AOS AMIGOS E LEITORES DO ARTESCREVI, NESTA DATA LINDA DE NOSSO PRIMEIRO ANO.

GARANHUNS, 22 DE AGOSTO DE 2016

P.S.: PARA JESSY, COM CARINHO, OBRIGADO POR ACREDITAR NA GENTE.

Nenhum comentário: